terça-feira, 27 de setembro de 2011

PONTOS DE ENERGIA CHAKRAS,AROMATERAPIA,CORES E FLORAIS(FRONTAL E CORONÁRIO)

Vamos vinalizar,com os 2 últimos chakras, chakra Frontal( entre sobrancelhas) e o Coronário( no topo da cabeça)

6° Chrakra Frontal : Sede de intuição,da imaginação,da memória e da aptidão  intelectual,fica no ponto localizado exatamente entre os olhos.Em estado de equilíbrio, proporciona clareza mental e capacidades psíquicas desenvolvidas e permite o livre fluxo da energa criativa.Enfraquecido e sem energia,provoca confusão mental, distração,ceticisco,memoria fraca,medo do futuro e pertubações psíquica.Hiperestimulado,gera rigidez mental arrogância intelectual e obsessões. No corpo físico,influencia o sistema nervoso central e, em desarmonia, pode provocar exaquecas ou sinusite.

Como equilibrá-lo : imagine uma luz de cor azul-índigo profundo na região da testa.Na dieta,escolha alimentos ricos em vitamina B,como carnes, ovos,leites,que reforçam funções cerebrais,e chás relaxantes,como hortelã,menta e jasmim. Na Aromaterapia tambem pode útilizar os óleos essenciais de Hortelã-pimenta, Jasmim,Sândalo, na auto massagem sempre diluido em um carregador como Óleo Vegetal, e na aromatização de ambientes. O tipo de música relacionada a esse chackra e a chamada New age,eu adoro a Enia e ótima....calmante e repousante.O sexto chackra ainda  é estimulado pela observação do azul profundo do céu nas noites estreladas, que nos convida a meditar sobre a grandeza do universo.
Florais de Bach : Chestnut Bud,White Chestnut,Honeysuckle,Clematis.

7° Chakra Coronário: Localizado no alto da cabeça, é sede da espiritualidade.Em equilibrio,promove elevação de consciência,inpiração e dons psíquicos.Os estados meditativos,em que entramos em contato,com o divino,estão sob a regência desse chakra.A chave de seu desenvolvimento é a humildade.Sem energia,nos desconecta do sentido espiritual da vida e nos deixa desorientados,sem rumo e ao sabor da influências alheias.Ativado em excesso,gera prepotência,arrogância e medo da morte.Esta ligado ao funcionamento do cérebro.
Como equilibrá-lo: Concentre-se imaginando no alto de sua cabeça uma coroa nas cores violeta,branca ou dourada.Cultive o silêncio e o recolhimento e procure entrar em contato profundo consigo mesmo.Não há alimentos recomendados para esse chakra,a não ser os do espírito,como a oração e a meditação.Na Aromaterapia, use óleos essenciais de Mirra, Junípero,Olíbano,alias é o meu predileto adoro este óleo,use-o em massagem ou aromatização de ambientes.
Florais de Bach: Water Violet,Impatiens.
Primeiramente precisamos ter em mente que tudo que foi explicado acima,faz parte de nosso corpo, mente e alma.
Este caminho é psíquico e não filosófico.Existencial e não teórico.É a transcendência do ego para realização da consciência e aceitação e conhecimento do ser interior.
Faça o melhor de si, por si, pela sua existência...
Beijos ...................

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

PONTOS DE ENERGIA CHAKRAS,AROMATERAPIA,CORES E FLORAIS( CHAKRA CARDÍACO E O LARÍNGEO)

Continuando sobre os pontos de energias os chakras, o 4° chakra o Cardíaco e o 5°o Laríngeo

4° CHAKRA CARDÍACO:  Fica no centro do peito  e regula o fluxo de entrada e saída da energia do amor,inclusive o incondicional,cujo desenvolvimento é o primeiro passo para a elevação da consciência,corresponde á glândula timo.
O chakra cardíaco trasforma as energias físicas dos chakras inferiores em espirituais,alimentando os chakras superiores.Seu desequilíbrio causa problemas de relacionamento,carência afetiva,tristeza,solidão e depressão.
Pouco energizado, dificulta a experiência da intimidade e as abertura para o amor.O excesso de energia,por outro lado,leva á busca de atenção e afeto a todo custo,sem que haja coragem para real entrega.
Seu elemento é o ar,no campo físico,esta relacionado ao coração, aos pulmões e disfunções como a asma,taquicardia e problemas circulatórios.

Como equilibra-lo: adote os tons de verde-claro no vestuário ou mentalize-os iluminado seu peito na altura do coração,seus alimentos mais indicados são verduras e legumes desta cor...para fortalecer este chakra.
Na Aromaterapia, use os óleos essenciais ,Rosa, Gerânio, Hortelã-Pimenta,palmarosa, limão,petitgrain,cipreste,manjerona,manjericão,Tea Tree, use sempre em massagem e aromatização de ambientes.
Ouça música clássica,com harpa, orgão e instrumento de corda.
Harmonize o cardíaco em passeios por parque,matas campos floridos.

Florais de Bach:  Agrimony,Holly,Centaury,Willow,Walnut,Mustard,Wild Rose.



5° Chakra Laríngeo : Localizado na garganta, é o centro da comunicação e da auto-expressão.Por meio dele transformamos nossos pensamentos e sentimentos em impulsos e reações dirigidos  ao mundo exterior.
Permite que consigamos ouvir e obedecer nossa voz interior de forma harmoniosa, Quando expandido, nos dá o poder de nos expressarmos de forma clara,bela e harmoniosa,
O quinto chakra  rege a glândula tireóide e também é responsalvel pelo rejuvenescimento e longevidade.
É o caminho, a passagem que as emoções contidas no coração necessitam atravessar para serem harmonizadas. Seus bloqueios causam dificuldade de expressão e incapacidade de reconhecer as próprias necessidades.Sem energia,imprime um caráter retraído, silencioso e introvertido.Hiperenergizado,faz o indivíduo falar demais e á toa ou ser crítico e analítico sem tirar conclusões ou colocá-las em prática.
Fisicamente,atua sobre a garganta,pescoço nariz e boca.Seus conflitos podem ser  expressos em problemas como gagueira,amidalite,laringite,rouquidão e otite.
Como equilibra-lo: visualize uma luz azul-celeste em volta do pescoço ou vista,roupas,e acessórios(como colares) dessa cor.Coma frutas de todos os tipos e cores.Na Aromaterapia use óleos essenciais de Eucaliptos,,Mirra, Manjerona,Copaíba,Olibano, em massagem ou na aromatização de ambientes. Ouça músicas com cantos harmoniosos,como de corais.Observe o céu azul nos dias claros e até mesmo seu reflexo na água,com a intenção de consequir expressar suas emoções com a mesma paz e tranquilidade.
Florais de Bach:  Cerato, Gentian,Gorse,Horbeam, Scleranthus, Wild Oat.

Boa noite e até o próximo onde postarei os 2 ultimo Chakras... Frontal  e Coronário..

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

PONTOS DE ENERGIA CHAKRAS,AROMATERAPIA, CORES E FLORAIS(CHAKRA DO PLEXO SOLAR OU UMBILICAL..)


3° CHAKRA DO PLEXO SOLAR OU UMBILICAL
 Situado na região umbilical corresponde a glândula pâncreas.É apartir dele que regulamos a energia vital necessária a nossa sobrevivência, a digestão,absorção alimentar, o controle da respiração, como nos posicionamos no mundo.Por seu intermèdio, captamos as vibrações da pessoas ao redor e reagimos ás diferentes situações.
É ele que represnta o viver,o sentir,o saber, que nos dá alegria,  expressamos talentos e digamos não sempre que necessário.Associado ao elemento fogo,é o centro da agressividade,responável pela forma como exercemos influência e poder.Enfraquecido induz á submissão, a falta de autoconfiança e á baixa auto estima.Superativado,compromote a tranquilidade inferior e torna a pessoa narcisista e egocêntrica.
No plano físico,influencia os orgão localizados entre o umbigo e o torax,bem como músculos,pele,intestinos e rins.Os problemas de saúde associados a esse chakra são má digestão,azia,´,úlcera e diabetes.

Como  equilibrá-lo: Sua cor é o amarelo, mentalize a cor amarela envolvendo a região acima da cintura.balanceie a ingestão de alimentos ricos em amido e carboidratos,bem como os de cor amarela,como milho e mandioquinha.Use os óleos essenciais de vetiver,Gerânio,Limão, Manjerona,Bergamota,Lavanda, sempre em massagem ou aromatização de ambientes, á quando achar que precisa de uma proteção espiritual, o óleo essencial de Ólibano e muito bom... coloque uma gota do óleo essencial em uma bolinha de algodão e coloque em cima do umbigo ajuda muito a nos proteger ...
Ouça musicas alegres,dançantes e estimulantes,se energize sempre que poder,ao Sol com proteção... Claro...

Florais deBach : Aspen.Heather,Mimulus,Rock Rose, Holly,Cherry Plum,Red Chestnut
Beijos é até amanhã onde postarei sobre o 4° Chakra  o Cardíaco...

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

PONTOS DE ENERGIA CHAKRAS,AROMATERAPIA CORES E FLORAIS(CHAKRA ESPLÊNICO)






2° CHAKRA: ESPLÊNICO 
Situado na região dos Orgãos sexuais,na parte inferior do abdômen,é responsavel pela expressão da energia sexual  por onde gera vida na fisicalidade,e a satisfação dos prazeres,corresponde as glândulas supra-renais,seu elemento é água,representa o poder,regula a vontade de ultrapassar os obstáculos e a forma que encaramos nossos papéis na vida, e o pensamento, em desequilibrio provoca depressão,frieza emocional,sentimentos de rejeição e solidão.Quando em hiperativo dá ênfase exagerada á sexualidade.
Fisicamente,rege os tésticulos no homem, e os ovàrios,na mulher,os sistemas de reprodução,digestão e assimilação,as vértebras lombares e os liquido do corpo.Seu desequilibrio pode se  refletir em colite,irritabilidade nos intestinos,dores lombares,pressão baixa e problemas sexuais, seu sistema endócrino,Baço,conforme a ( MTC) Medicina Tradicional Chinesa ele é o nosso orgão que nos traz a energia.
Como equilibrá-lo: Sua cor é o laranja,imagine uma luz laranja iluminando a região abaixo do umbigo.Na alimentação reforce a ingestão de liquidos,beba muita água,use o óleo essencial de Sândalo,Ylang-ylang,Jasmim,  sempre em massagem, ou aromatização de ambientes.Contemple o luar,mergulhe em rios lagos de água límpida que nos sintonizam com as energias fecundantes e receptivas da natureza.
Florais de Bach :  Beech,Chicory, Vervain,Vine,Rock Water.

Beijos e até amanhã onde postarei sobre o Chakra Umbilical( plexo solar)




quarta-feira, 14 de setembro de 2011

PONTOS DE ENERGIA -CHAKRAS- AROMATERAPIA, CORES FLORAIS..



Vou falar um pouco de nossos pontos de energia chakras,como á Aromaterapia e os Florais nos ajuda a se equilibrar-mos.
Voce sabia que em nosso corpo existem pontos de energia?
Os corpos,para existirem e se manterem,consomem energia.
O corpo físico consome energia dos alimentos
Os corpos sutis se alimentam de energias sutís,das energias cósmicas,através dos chakras.
Por mais que acreditemos ( ou não) em pontos de energia,todos nós procuramos uma fonte de energia,seja ela no esporte,nos hobbies,numa viagem,na música numa massagem reconfortante etc.
Os pontos de energia são aceitos na filosofia yogue,na acupuntura,massagens em geral,onde tambem mexem em pontos de energia.onde chamamos estes pontos de chakras.
Chakras é uma palavra sânscrita que significa,roda,disco,esfera ou vòrtice. captadores de energia cósmica.
São eles: BÁSICO - ESPLÊNICO- UMBILICAL-CARDÍACO- LARÍNGEO-FRONTAL-CORÓNARIO
Os chakras processam a energia cósmica e enviam para os sete corpos citados acima.
No físico esta energia é distribuida nos gânglios nervosos e no sistema endócrino.
Os chackas são responsansáveis por nosso equilibrio físico e emocional.
Estão disdribuídos entre a base da coluna  e o alto da cabeça e se relacionam  as orgãos e as funções do organismo mas regem também as emoções e fazem a ligação com o mundo espiritual.
Quando em equilibrio,esses centros permitem que a energia flua de maneira saudável,enfraquecidos ou excessivamente ativados,de acordo com nossas experiências e reações frente a situações,podem causar bloqueios,dificuldades nos relacionamentos e até mesmo doenças.

1° chakra : Básico ( Na base da coluna)
Localizado na base da coluna,região cóccix.base da espinha dorsal, Rege os instintos primários( comer,beber,dormir) autoconfiança,vontade de viver,amor-próprio e relação com o mundo material.
Por meio deste chakra,nos sentimos conectados á terra com os pés no chão.Quando está enfraquecido,traz insegurança,baixa auto-éstima e falta de coragem para enfrentar forças externas.
No nível físico,se relaciona aos orgão sexuais, no homem,corresponde a próstata,e na mulher aos ovários.
Esta relacionado com a quantidade de energía física e vontade de viver,representa o corpo,sexualidade,instintos básicos,reprodução e saude, em equilibrio permite a rápida recuperação.

Como equilibrá-lo: sua cor é o vermelho use sempre roupas vermelhas ou mentalize a cor na região da base da espinha,no quadril, use óleo essencial  Gerânio, Sálvia esclareia,Rosa, cedro,sempre em massagens   ou aromatização de ambientes.
Ande descalça na terra , sons da natureza,como ruído das cachoeiras e o canto dos pássaros.
FLORAIS DE BACH : Crab Appe,Elm,Larch,Oak.Pine,Sweet,Chestnut,Olive,Star of Bethlehem.

Para deixar um gostinho de quero mais amanhã postarei mais um Chakra o""" ESPLÊNICO"""
BEIJOS BOA NOITE E ATÉ AMAHÃ..............