terça-feira, 4 de outubro de 2011

""EM PAZ COM A TPM"" Aromaterapia ,Florais e Boa Alimentação pode ajudar.

Sim, a Tensão Pré-Menstrual tem jeito.Veja como minimizar a irritação,e os desconfortos desse período tão delicado,com Aromaterapia,Florais,e Alimentação.
Cerca de 400 vezes durante a vida o organismo feminino se mobiliza para gerar uma criança. A taxa de hormônios sobe,ocorre a ovulação e o útero fica pronto para receber o óvulo fecundado.''Se a fecundação não acontece os índices hormonais caem de repente.Resultado á Síndrome da Tensão Pré Menstrual chega para virar do avesso o corpo e a cabeça da mulher,que só se vê livre do inchaço,da dor de cabeça e da irritação( muitas vezes insurpotável para si mesma e para as outras pessoas) quando a menstruação,finalmente,começa.
Hormônios à parte, fatores externos como problemas conjugais,dificuldade econômicas, doenças na familia, pressão no trabalho e estresse, podem agravar ou mesmo desencadear esses sintomas.Mas, como hormônios e problemas todo mundo tem o que conta de verdade é o que cada um faz para manter a calma e o bom astral frente ás dificuldades.""A intensidade dos sintomas da TPM também depende de sua auto-estima e do cuidado que você tem com seu corpo,as chaves para amenizar os sintomas emocionais da TPM:
Ter pensamentos otimistas,conversar para aliviar a tensão,fazer algo por outras pessoas,manter a vida sexual ativa e não exigir de mais de si mesma,mas para obter esta tranquilidade temos que ter uma ""ajudinha.""""
Tratamentos naturais como Florais de Bach, Aromaterapia ,uma boa Alimentação, ajudam muito a ter mais disposição e equilíbrio nesse período,vamos as dicas...

ALIMENTAÇÃO
""Consumir àlcool,sal e açúcar em execesso favorece a retenção de água no organismo,o que aumenta o inchaço típico da "TPM"",o melhor é evitá-los.
''O mesmo vale para gorduras que agravam os sintomas em geral.""
Alimentos ricos em manganês ( legumes,grãos integrais) e magnèsio( cereais,e vegetais verdes) que diminuem a irritação.Cereais e legumes são importante fonte de vitamina B6,fundamental para a produção da serotonina - um neurotransmissor que garante a boa disposiçã.Arroz e outros cereiais integrais tambem são bem vindo.
Segundo a Medicina Chinesa,os sintomas da TPM estão relacionados aos orgãos vitais e podem ser reequílibrados com alimentação.
Uma desarmonia com o fígado gera excesso calor e por sua vez provoca irritação."" Para ficar menos irritada no período pré- mestrual, evite alimentos que sobrecarreguem esse orgão,como carne vermelha e gordura."" De preferência á carne de peixe e bebidas refrescantes como chá de hortelã.
O inchaço provocado pela retençãode líquido, tipíco da TPM, é provocado por uma alteração no baço.Para reequilibrar esse orgão, evite alimentos que,segundo os chineses, aumentam a  umidade do corpo,especialmente leite integra e derivados, e reduza o sal.
O chá mais indicado é o de carqueja,que é diurético e favore a eliminação de líquidos.
Frequentemente na TPM,a melancolia é provocada por um desequilíbrio da energia do pulmão.Para combatê-la, prefira alimentos picantes que fortalecem esse orgão, como o nabo,e o rabanete.O chá perfeito é o de gengibre.Ferva a raiz  fresca,coe e beba.
O desejo exagerado de comer doces  vem de uma alteração no rim.Para tonificar esse orgão,coma frutos dos mar e algas,brotos de feijão,soja,cogumelos.

FLORAIS
A terapia dos florais foi fundada no começo do século passado pelo médico inglêns Edward Bach.Ele desenvolveu essências capazes de restaurar o equilíbrio emocional.Muitas delas aliviam os descontroles e o cansaço típicos da TPM."" O efeito pode ser imediato ou demorar um pouco.O ideal e tomar as gotinhas por três meses pelo menos.""
Você pode unir até cinco essências florais na mesma fórmula.Tome quatro gotas, quatro vezes ao dia.Em crises severas,tome quatro gotas oito vezes ao dia.Ao melhorar, vá espaçando as doses até reduzir para quatro vezes ao dia.
Indicação de alguns florais de Bach para TPM:
. Mustard - Para aliviar inchaço e depressão sem causa definida.
. Beech - Quando estiver muito irritada,agressiva e intolerante.
. Hornbeam - Se a TPM está associada ao estresse mental,traz clareza ao pensamentos.
. Olive - Alivia sintomas de cansaço, desânimo e estresse profundos.
. Cherry plum - Ameniza a irritação e o descontrole emocional.
. Gentian - Estimula a autoconfiança.
. Rescue - Reúne cinco flores,ótimo para combater todos os sintomas da TPM.
. Larch - Para insegurança e irritação.
. Scleranthus - Alivia basicamente a irritação e o descontrole emocional.
. Crab Apple - Favorece a eliminação de liquidos e alivia o inchaço.
. Impatiens - Combate a impaciência e a ansiedade exagerada( embora o Rescue já contenha impatiens, esse floral pode ser usado separadamente para reforçar o efeito).
Estes florais  pode ser preparados em farmàcias homepáticas, mas procure se possivel um terapeuta Floral, para melhor orientação.

AROMATERAPIA

Sentir o aroma dos óleos essenciais ou massagear o corpo com eles é uma das maneiras mais simples e gostosas  de diminuir o desconforto da TPM e ainda ficar com o corpo perfumado e macio´.
Os óleos essenciais podem ser usados quatro ou cinco gotas sempre diluídos, em leite  ou  uma gota no sabonete líquido,na massagem uma ou duas gotas em 15 ml de óleo de semente de uva.Use as essências uma vez por  dia, na semana anterior a mestruação.
Misture no máximo até três óleos essenciais.
. Sálvia - Restabele o equilibrio hormonal.
. Pau -rosa - Previne e alivia a dor de cabeça e irritação.
. Alecrim e Gerânio - Combinados,diminuem o inchaço.
- Bergamota - Reduz depressão e aumenta a auto-estima.
- Camomila e Lavanda - Trazem calma e clareza.
- Rosa - Relaxa e é analgésico.
Bom com estas dicas, cuide de sua TPM !!!!
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário