segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

"""" AROMATERAPIA"" ( como surgiu a Aromaterapia e como ela age em nosso corpo,mente)

Vamos falar da Aromaterapia.
O que é Aromaterapia?
Aromaterapia, mais do que uma arte e uma ciência,um caminho para o bem-estar físico,emocional,mental e energético das pessoas através dos óles essenciais.
Também proporciona melhoria física e energética aos ambientes.
As primeiras pessoas a preparar compostos aromáticos foram os sacerdotes,eram os primeiros perfumistas,os primeiros aromaterapeutas.
Os extratos aromáticos das plantas são usados de forma terapêutica há milhares de anos,e a sua utilização remonta a todas as antigas civilizações.
Os antigos egípcios extraiam o óleo das plantas aromáticas para usar como incenso,desodorante,na masssagem e no embalsamento.
Os antigos gregos e romanos usavam óleos aromáticos nas casas de banho,para fins de higiene,com o tempo,passaram a utilizá-los na fabricação de remédios e de cosmésticos.

A turbeculose foi um dia uma doença muito comum na França,e constatou-se que as pessoas que trabalhavam na manipulação de flores e ervas não contraríam doenças respiratórias.
Esta constatação gerou o primeiro teste de laboratório registrado,em 1887 dos efeitos antibacterianos dos óleos essenciais,já que eram considerados responsáveis pela boa saúde dos trabalhadores.Isso deu origem á mais antiga pesquisa cientifica sobre os óleos essenciais e seus efeitos no micro-organismos,realizada na França por Chamberland e confirmada por Cadac e Meunier.Ela revelou que os óleos essenciais matavam micro organismo da mononucleose infecciosa e da febre Amarela.
O Dr Renè-Maurice Gattefossé,criou o termo Aromathérapie, era químico.A sua contribuição para história da aromaterapia foi em 1910,ele queimou gravemente as mãos quando realizava um experimento no seu laboratório que resultou numa exploão.A sua ação reflexa foi mergulhar a mão num recipiente que continha óleo essencial de lavanda.Gatefossé descobriu que a dor nas mão diminuiu,e o processo de cura foi mais pronunciado por causa da dua inavertida aplicação na lavanda.
Como funciona a Aromaterapia: Os óleos essenciais penetram em nosso corpo por inalação(via olfato),por
absorção atravéz dos poros da pele(via pele). Eles nos afetam de de três maneiras: farmacologicamente,fisiologicamente e psicologicamente.
Uma vez inaladados os sinais aromáticos são enviados para o cerébro e exercem um efeito direto no pensamento e nas emoções.
Aplicados na pele,os componentes químicos dos óleos são levados pela corrente sanguïnea para todas as partes do corpo,onde reagem com a química do corpo como medicamento.Certos óleos tem afinidades com regiões determinadas com o corpo e apresentam um efeito equilibrador,sedativo, ou estimulante sobre os vários sistemas.Os óleos deixam o corpo depois de várias horas.A maioria é exalada,outros são eliminados pela urina,pelas fezes e pela transpiração.
Dependendo dos óleos utilizados e do método de tratamento, a Aromaterapia produz inumeras sensações.Para maioria das pessoas o tratamento além de seguro é prazeroso,agradável e relaxante.Ela é reconfortante.
O papel da Aromaterapia na medicina complementar:  A Aromaterapia se baseia em principios holísticos,tratando da pessoa como um todo.
Trata-se um processo muito humano baseado no toque, na comunicação e na interação com as pessoas.
No campo mental/emocional,´os óleos essenciais possuem atuação direta no sistema límbico,responsavél pelas emoções.E no campo energético/ vibracional,uma ação  sutil,porem profunda.
Os óleos essenciais podem ser extraidos de: sementes, raizes,rizomas,folhas,flores,frutos,cascas, madeiras,resinas e gomas: Exemplos:

* Folhas ( Alecrim,Hortelã -Pimenta,Pachouli )
* Flores ( Camomila, Jasmim,Lavanda, Ylang,Ylang)
*Frutos( Laranja,limão Tangerina)
* Lascas de Madeira( Cedro,Pau rosa)
* Raízes (Vetiver)
*Rizomas( Gengibre)
*Resinas ( Mirra,Olibano)
*Sementes( Erva doce,Coentro)

Aromaterapia em conjunto com os florais, trazem a harmonia que todos precisamos... e buscamos,ajuda-nos nas nossas ansiedades,nos nossos conflitos ajuda-nos ficar um pouco mais perto da nossa Mãe Natureza do nosso Divino, do nosso Eu Superior de nossa ALMA"".
Beijos uma ótima semana e muitos aromas para todos...........

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

"" Florais""

Os Florais de Bach tratam do estado de ânimo e do temperamento da pessoa,ao invés de tratar as doenças físicas. Á medida que aumenta a vitalidade do paciente,surgem dentro dele os meios para sua recuperação.
Os Florais de Bach são de ação benigna,não provocam dependência e podem ser usados por pessoas de todas as idades com absoluta segurança.

PENSAMENTOS DE BACH:
"" A doença é o resultado do conflito entre alma e a mente,e ela jamais será erradicada exceto por meio de esforços mentais e espirituais.""
""Nossa saúde física depende do nosso modo de pensar,dos nossos sentimentos e emoções.""
'' As doenças reais e básicas no homem  são certos defeitos como o orgulho,a crueldade,o ódio. o egoismo, a ignorância, a instabilidade e a ambição...tais defeitos é que constituem a verdadeira doença..., e a continuidade desses defeitos,se persistimos neles..é que ocasiona no corpo os efeitos prejudiciais que conhecemos como enfermidades.""
''Os medicamentos devem atuar sobre causas e não sobre os efeitos,corrigindo o desequilibrio emocional no campo energético."
Vamos falar dos nossos medos, todos nós temos ós nossos por vários motivos e os florais vão nos auxiliar a coragem e desafiar cada um ....
Nossos medos desconhecidos, medo de perder o controle.. medo de falar em púbico,de viajar de avião...
medo extremo onde chegamos ao pânico..medo  ou preocupação excessiva com as pessoas queridas...e muitos medos que á por de traz de nossa alma...
Bjs..
Procure sempre um auxilio de um Terapeuta.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

"" Florais""



Vamos lá o que seria Florais?
Florais é a energia vital das flores..onde esta energia vibram em frequencia semelhante á da alma humana em estado de absoluta pureza.
Tudo isto foi descoberto por um cavalheiro que com muita sensibilidade,captava a sutileza energética das Flores, Dr Edward Bach.
Dr Edward Bach médico homeopata,e patologista,ao 31 anos fora desenganado por seus colegas,que lhe deram só 03 meses de vida.Não se entregou a doença em vez disso,trabalhou noite e dia em suas pesquisas científicas,com amor e firme propósito.Curou-se!
O interesse que tinha em compreender a verdadeira causa do sofrimento e das enfermidades já era forte e sua relação com a natureza se estreitava dia a dia.
Os Florais de Bach se originaram de um processo individual de cura por meio do autoconhecimento,quando,entre 1934 e 1936,seu criador encontrou na flora inglesa, a matéia -prima das suas 38 essências vibracionais, uma de água e 37 florais, onde mais tarde os agrupou de acordo com o que classificou de sete principais estados mentais e ou emocionais que afligem as pessoas:
*Medo.
*Solidão.
*Desalento ou desespero.
*Incerteza ou insegurança.
*Falta de interesse pelo presente.
*Hipersensibilidade a influências externas e opiniões.
* Preocupação ou cuidado excessivos com os outros.
Dr Eduard Bach,realizou suas pesquisas,alicerçado em um novo paradigmada ciência,que hoje sintetiza os fundamentos da medicina vibracional. Essa nova proposta investiga a causa primeira,a origem das doenças em campos emocionais da anatomia sutil humana.
Divino tudo isto né, bom por hoje é isto....mas vou´passando a todos o que cada essência nos auxilia,em nossa vida á mas é claro consultar um Terapeuta que irá ajudar muito....beijos ...