quinta-feira, 4 de novembro de 2010

"""FLORES E PLANTAS AFRODISÍACAS""





Desde tempos muitos remotos, flores e plantas em geral estão relacionadas a poderes mágicos.E nesse aspecto,um dos usos mais comuns tem sido como afrodisíaco.A imagem de belas feiticeiras preparando""poções do amor"" á base de plantas e flores faz parte da mitologia de vários povos.Não se sabe ao certo se as poções eram preparadas para funcionar como um  medicamento e acabavam agindo como afrodisíacos,ou se a intenção era mesmo um "" feitiço '' e as substâncias presentes agiam favoravelmente.
A unica certeza é que essa história e muito antiga.
Acredita-se que os afrodisíacos tenham surgido na Grécia Antiga,quando os gregos cultuavam Afrodite -a deusa do amor,da beleza e da fecundidade-com cerimôniase rituais especiais,nos quais eram ingeridas poções do amor,na esperança de que aumentassem o vigor e o prazer sexual. Ervas,flores e especiarias regidas por Afrodite(Vênus,para os romanos) eram usadas como ingredientes no preparo dessas poções e com isso,ganharam a fama de ""afrodisíacos"".
A cultura popular de povos do mundo tem muito a constar sobre seus afrodisíacos . A respeito desse assunto,daria para esvrever um livro,mas a intenção aqui e mostrar alguma curiosidade que relacionam esse assunto á plantas e flores. A ciência ainda enfrenta muitas difuculdades para comprovar as propriedades verdadeiramente"" excitantes dos chamados afrodisíacos.Certas linhas de estudo defendem que o mecanismo que desperta o prazer nos humanos é resultado de uma série de estímulos recebidos por meio dos sentidos (  olfato,tato,visão,paladar e audição) somados a uma boa dose de fantasia.
Seja pelo perfume, pelas substâncias quando ingeridas, pelo óleo usado em banho,em massagem enfim flores e plantas ficaram famosas como poderosos afrodisíacos. Coletei algumas informações sobre esse assunto e vejam só quantas coisas interessantes acabei descobrindo:


ROSA( Rosa centifolia) :  Uma das flores mais famosas é, tambem,considerada um afrodisíaco.Ninguém menos que Cleópatra,a rainha do Egito,a utilizava com essa finalidade.Conta-se que a rosa era um dos ingredientes básicos de suas receitas de beleza e ,alem disso,a sábia rainha cobria seu leito com pétalas de rosas para garantir uma ""tórrida noite de amor""com  seu amado Marco Antonio. O óleo de rosas era muito usado pelas mulheres do Oriente- elas o espalhavam por todo o corpo,ao se prepararem para o amor.

JASMIM( Jasminum officinalis):  Outra flor considerada afrodisíaca há séculos.Várias espécies de jasmim apresentam um perfume doce e envolvente. O óleo desta flor- um dos mais caros do mundo - é usado como ingrediente na preparação dos mais valiosos perfumes hoje existem mercado.( O Chanel 5 )Muito ligado ao aspecto feminino, o jasmim inspirava as canções ardentes e lascívas dos  poetas árabes.Era, também uma das flores mais usadas pelas ""favoritas dos sultões, ao se enfeitarem para longas noites de amor.
Alem disso,elas tomavam um banho com óleo de jasmim e,depois espalhavam-no pelo corpo em massagens sensuais,aos hindus,esta flor está intimamente ligada ao amor e,por isso,ainda hoje é utilizada na montagem de grinaldas nupciais.
Sobre o óleo de jasmim,é interesante reproduzir as palavras de Marcel Lavabre,em sua obra""Aromaterapia, a Cura pelos Óleos Essenciais"":''Graças aos supremos poderes sensuais, o jasmim é o melhor afrodisíaco que aromaterapia pode oferecer.(  eu tenho plantada aqui em casa).No entantanto,não deve ser considerado um mero estimulante para o sexo.O jasmim desfaz a inibição,solta a imaginação e deixa a pessoa jubiloso.
Num  certo sentido, o  poder do jasmim  só pode ser experimentado por completo por quem se ama de verdade,pois ele trancende o amor físico e libera toda energia sexual tanto do homem quanto da mulher.É o melhor estimulante do  chakra sexual"".

YLANG YLANG(Cananga odorata):  Assim como o óleo de jasmim, a aromaterapia considera o óleo obtido das flores do Ylang Ylang um poderoso  afrodisíaco,que estimula o apetite sexual aguçando os sentidos. Aplicado em massagens ou simplesmente vaporizado no ambiente, acredita-se que esse óleo essencial é capaz de maravilhas.Na Indonésia, por exemplo,era costume cobrir a cama dos recém casados com flores de Ylang Ylang., para inspirar uma ótima noite de lua-de-mel.

SÂNDALO(Sandalum album) :  Considerada  uma árvore sagrada da Ìndia. Existem registros em documentos antigos escritos em sânscristoe chinês que atestam seu uso com incenso em cerimônias religiosas e rituais onde se busca a elevação da alma. A destilação da madeira interna produz um óleo grosso e amarelado,de fragância doce,picante,intensamente oriental. Na aromaterapia,´o óleo de sândalo estimulante e afrodesíaco.

TOMILHO(Thymus vulgaris) : Desde a Antigüidade, o tomilho tem sido amplamente usado em terapias por suas propriedades estimulantes e purificadoras.O aroma desta planta é considerada energizante.Uma tradição muito antiga recomendava que, no final de uma dia cansativo,era só amassar levemente entre as mãos alguns ramos de tomilho e aspirar o perfume para recuperar a energia e aumentar a disposião para o sexo.Não há comprovação científica que ateste o efeito, mas também não há qualquer contra-indicação-assim,não custa nada experimentar...
BEIJOS















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário