terça-feira, 9 de agosto de 2011

." GERÂNIO...""

                                                   


                                                    """  GERÂNIO ""( Pelargonium graveolens)


Usado na antiquidade no tratamento de feridas e tumores,o Gerânio é um arbusto perene aromático que tem cerca de um metro de altura,com folhas serrilhadas e pequenas flores cor-de-rosa.Mais de setecentas variedades de gerânio são cultivados para fins ornamentais, e algumas delas são usadas na indústria de perfumes.O óleo essencial tem aroma doce e pesado semelhante ao da Rosa, porem penetrante.O Gerânio é bastante conhecido pelas suas propriedades inspiradoras que harmoniza e equilibra.Ajuda as pessoas que se curvam que se anulam perante aos outros,dá coragem aos tímidos para que tomem atitudes.Antidepressivo que acalma perante as emergências.Indicado para aqueles que racionalizam os sentimentos e habitualmente se contradizem ao invès de se sentirem e se expressarem. Ajuda na reconexão dos sentimentos e no desenvolvimento da sensibilidade emocional,trazendo relaxamento espontâneo.Oferece a capacidade do despertar da comunicação intima,tornando a pessoa capaz de receber e experimentar. Com isto diz o quão importante é poder dar-se e expressar-se verdadeiramente.Trata-se de um fortalecedor de energia vital. Reunindo sentimentos de calma força e segurança torna-se benéfico para ansiedade crônica e aguda. Ajuda a aprender,ouvir e confiar na voz interior.Também abre o coração e deixa fluir o Amor universal.Trabalhando na área dos sentimentos, ofere paz e tranquilidade.
Ná verdade eu não me simpatizava com esté óleo essencial,mas como  diz minha amiga Beatriz Yoshimura, é o que mais eu precisava acho no momento em minha vida....e me abri para ele e hoje amo muito faz parte do meu kit,que esta sempre comigo em mãos...
Bom vamos falar desta maravilha...
Indicações Terapêuticas
SISTEMAS GENITURINÁRIO E ENDÓCRINO menopausa e sindrome pré mestrual, é considerado como tendo qualidades que estimulam e equilibram o córtex suprarenal, de modo que pode ajudar a regular problemas hormonais ,pode ser considerado o """óleo da mulher por ser um fito hormônio natural combatendo sintoma da TPM, dos fogachos...referente a menopausa, fluxo menstrual excessivo,  considerado benéfico para ansiedade e a depressão (relacionados com os hormônios) levanta a disposição de ânimo.

É indicado tambem para problemas de pele,todos os tipos particularmente as queimaduras,as feridas, dermatite,eczemas,ajuda a equilibrar o sebo segregado pelas glândulas sebáceas e mantém a pele elástica ao hidratá-la.  É bom tambem para pele oleosa congestinada.
É indicada para sistema circulatório edema,e celulite, é diurético, de modo que é benéfico para o sistema linfático,aliviando a congestão e a retenção de liquido que resulta em inchaço.
De modo geral não é toxico, irritante ou sensibilizante,mas pode causar irritação em peles sensíveis.
Você pode usar este óleo essencial em mulheres grávidas, em baixa concentração, depois do primeiro trimestre da gestação.
Receitinha  óleo pós banho (para os dias da TPM)
80 ml de óleo semente de uva
15 gotas de óleo essencial de Gerânio
12 gotas de óleo essencial de Laranja
8 gotas de óleo essencial de Sálvia esclaréia(  também é um regulador hormonal)
Beijos e até á proxima...

Um comentário:

  1. Adorei este post! Uso o óleo de gerânio constantemente.Ele me ajudou muito no período em que estive numa depressão grave, e hoje uso no meu aromatizador pessoal sempre que minha energia está em baixa.
    Vou fazer e usar esta receitinha.

    ResponderExcluir