domingo, 24 de abril de 2011

Óleo essencial de Lavanda ( Lavandula officinalis/ L.angustifolia.)



Vamos falar desta maravilha este óleo essencial é versatil considerado eficaz no tratamento de mais de setenta problemas de saúde.dentre as diversas variedades desta delicada planta,a Lavandula officinalis(nome científico) é considerada a mais perfumada.Arbusto perene fechado com folhas pontiagudas e flores roxo-azuladas, o melhor óleo essencial de lavanda é produzido na França, Inglaterra e na Iugoslávia.
É um óleo essencial reconfortante e relaxante,útil no tratamento de um vasto leque de problemas de saúde.
É um óleo bastante conhecido na Aromaterapia sendo usado para fins curativos desde dos tempos imemoráveis.Durante séculos,saches de lavanda foram colocados nas gavetas de roupas de  cama para evitar mofo   afastar insetos -suas propriedades inseticidas eram bastante evidentes.Também era apreciado por sua qualidade anti-sépitica pelos romanos,que o usavam em banhos para limpar ferimentos o que confirma a correnpondência com o verbo lavare. Acredita-se que a lavanda ajuda nas curas das formas mais brandas.
Suas maravilhosas propriedades dermatológicas foram descoberta quase acidentalmente por René-Maurice Gattefossé,no século XX. Conta a hítoria que Gattefossé,enquanto trabalhava em seu laboratório,sofreu sérias queimaduras em sua mão.Desesperado para resfriá-la ele acabou mergulho-a no líquido mais próximo disponível,um recipiente com óleo essencial de lavanda, feito isso,sua mão,para a surpresa de todos,cicatrizou mais rápido do que o esperado -o que instigou Gattefossé a estudar ainda mais a fundo as propriedades curativas dos óleos aromáticos.

Propriedades: Analgésico,antidepressivo,anti-inflamatório,antisséptico, antibacteriano,antiviral,cicatrizante,fungicida descongestionante,relaxante,sedativo,reconfortante, sudorífero,tonificante,hipotensivo,inseticida.desodorante entre outros.

Atuação Físíco: Corte, queimadura, picadas de insetos,frieira,artrite,dermatite,psoríase,acne,espinha,hipertensão,problemas respiratórios,hematomas.

Atuação mental & emocional:  insônia,depressão,calmante,reconfortante,balanceador chakra cardíaco,"" Rescue Remedy"" alivia medos,crises( mente oprimida pelas emoções), ansiedade, versátil,equilibrio emocional,confusão mental.

Enfim um óleo essencial que vale a pena ter sempre a mão um.............
 Beijos e uma ótima semana a todos....

Nenhum comentário:

Postar um comentário